Polícia Civil prende 16 suspeitos na Baixada Santista em operação contra fraudes em sites de vendas
14/08/2025
(Foto: Reprodução) Polícia Civil cumpriu mandados de prisão no litoral paulista
Uma operação do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) de São Paulo, realizada nesta quinta-feira (14), resultou no cumprimento de 17 mandados de prisão em Praia Grande, Santos, Guarujá e Florianópolis (SC). Ao todo, 16 pessoas foram detidas na Baixada Santista e uma na cidade catarinense - todos responderão por estelionato e associação criminosa.
A Operação Reembolso foi deflagrada pela 3ª Delegacia de Crimes Cibernéticos (3ª DCCiber) e contou com o apoio de todas as delegacias do Deic, com a participação de 350 policiais. Conforme apuração da TV Tribuna, afiliada da Globo, o grupo teria causado um prejuízo de pelo menos R$ 1 milhão.
As investigações, iniciadas em janeiro deste ano, revelaram um esquema de compra e devolução fraudulenta de produtos. Os golpistas compravam produtos de sites e, após receberem os itens, eles alegavam às empresas que havia irregularidades. Com isso, eles simulavam o processo de devolução do produto, mas não enviavam os objetos de volta e ainda conseguiam o ressarcimento dos valores pagos.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Operação Reembolso cumpriu diversos mandados no litoral de SP
Polícia Civil
Durante a operação, os policiais também cumpriram mandados de busca e apreensão. Eles recolheram computadores e celulares que, segundo a corporação, devem contribuir com as investigações e podem levar à identificação de novos suspeitos.
Conforme apurado pelo g1, os detidos foram encaminhados na manhã desta quinta-feira para a sede do Deic na capital paulista. A equipe de reportagem solicitou mais informações à Secretaria de Segurança Pública (SSP), mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Delegacia de Crimes Cibernéticos
Divulgação/Governo do do Estado de São Paulo
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos