Ciclone extratropical traz ventos fortes e 'veranico' para Santos; veja a previsão
19/08/2025
(Foto: Reprodução) Defesa Civil alerta para ventos fortes a partir de terça-feira em Santos, SP
Arquivo/A Tribuna Jornal
A Defesa Civil de Santos, no litoral de São Paulo, emitiu um alerta sobre a formação de um ciclone extratropical no Sul do Brasil, que deve atingir a cidade. Segundo o órgão, há a previsão de ventos fortes, com rajadas de intensidade moderada a forte, entre terça-feira (19) e quarta-feira (20).
Segundo a prefeitura, o fenômeno poderá provocar transtornos, como queda de árvores e galhos, destelhamento de construções e danos à rede elétrica, com risco de interrupção no fornecimento de energia. O alerta também inclui agitação marítima, embora sem impacto nas infraestruturas urbanas.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
O órgão municipal recomendou que a população tome precauções durante o período, evitando se abrigar debaixo de árvores, mantendo distância de cabos elétricos rompidos e redobrando a atenção ao transitar por áreas abertas ou em rodovias.
Além disso, a Defesa Civil Municipal orientou a população a não praticar esportes náuticos enquanto o mar estiver agitado. Em caso de ocorrências, os moradores devem entrar em contato imediatamente com o órgão pelos telefones 199 e (13) 3208-1000.
Alerta do órgão estadual e veranico
De acordo com a Defesa Civil Estadual, dois fenômenos meteorológicos vão atingir o território paulista nesta semana, entre eles, a formação do ciclone extratropical, que intensificará ventos em todas as regiões do estado, com rajadas de intensidade forte a muito forte.
Esse cenário, segundo o órgão estadual, pode provocar queda de árvores e galhos, destelhamento de construções, danos à rede elétrica e até dispersão de focos de incêndio em áreas de vegetação. Já no litoral paulista, há previsão de forte agitação marítima, com riscos para embarcações e possíveis danos em estruturas próximas às praias.
Após a passagem do ciclone, o estado de São Paulo deve enfrentar outro fenômeno que, segundo o órgão, exige cuidado: o veranico. A partir de quarta-feira (20), uma massa de ar seco associada a um bloqueio atmosférico favorecerá dias de calor intenso e baixa umidade.
O fenômeno, ainda segundo a Defesa Civil, pode durar de três a cinco dias e deve elevar as temperaturas a níveis próximos aos do verão. Na capital paulista, por exemplo, a máxima está prevista para 31 °C, cerca de 5° acima da média para o período.
A combinação de calor e ar seco aumenta significativamente o risco de queimadas. A Defesa Civil reforça a importância de não utilizar fogo para limpeza de terrenos, não queimar lixo e evitar o descarte de bitucas de cigarro às margens de rodovias.
Relembre outro episódio de veranico na região:
Veranico no inverno: Temperatura passam dos 30°C na Baixada Santista
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos